Por Maurício Carneiro
A cidade de Areia – PB realizou, nos dias 13 e 14 de março (sexta-feira e sábado) o I Festival Gastronômico Sabores da Serra, com a presença de grandes chefs da cozinha regional, a exemplo dos chefs Cumpade João, Alberto Matta, Thaís Macedo, Patty Toldi e Júlio César.
O Festival foi idealizado pelo Instituto Federal Paraíba (IFPB – Campus Areia), Prefeitura Municipal de Areia e pela Atura – Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia. Durante os dois dias, foram realizadas mesas redondas, palestras, aulas show e oficinas com o objetivo de despertar e valorizar o empreendedorismo na área da gastronomia, divulgar os estudos que estão sendo realizados e mostrar a valorização dos produtos regionais.
A coquetelaria esteve muito presente, com a cachaça (produto tradicional fabricado nos engenhos da cidade) ocupando seu espaço nas aula práticas. Os participantes executaram a preparação drinks sob a orientação de um chef/professor.
Foi, ainda, aberto um espaço para a “Cozinha Pensante”, com palestras, roda de conversas e apresentação de trabalhos acadêmicos sobre a “nova gastronomia”, com ênfase nos produtos regionais, sustentáveis e saudáveis. Versando desde a cozinha vegana, ao uso da tecnologia na preparação das receitas.
A cidade se divertiu muito nesses dois dias. As noites da sexta e sábado foram muito animadas com programação cultural, na Praça Central da cidade, onde se apresentaram o Varal de Cabaré, Jonas Sousa, Zezinho Sanfoneiro e Yan Caio. Tudo num clima de tranqüilidade, segurança e organização.
Em paralelo à programação artística, houve uma feira gastronômica onde foram comercializados pratos preparados para o festival pelos restaurantes e chefs inscritos, em tendas montadas na rua do Casarão, no centro da cidade.
Com o sucesso desse I Festival Gastronômico Sabores da Serra, Areia, mais uma vez, dá o exemplo e inova. Mostra, de forma prática, que com organização, planejamento, parcerias e iniciativa de pessoas comprometidas, as cidades podem se reinventar e aproveitar seu potencial, maximizando suas oportunidades econômicas de forma inteligente e sustentável. Esse tipo de ação ajuda a girar a roda da economia da região, pois faz convergir vários fatores econômicos importantes, como o o aumento do consumo, o maior afluxo turístico, o desenvolvimento dos pequenos negócios e um maior dinamismo do comércio local.
Esperamos que a iniciativa sirva de modelo para outras cidades da Paraíba e que o festival gastronômico tenha sequência nos próximos anos, tornando-se mais um evento fixo a integrar o calendário turístico de Areia.