Além do apuro técnico e da qualidade, muitos dos apreciadores da cachaça fazem questão de ter seus produtos envoltos em belas embalagens, que valorizem ainda mais a experiência de consumo.
Após grande expectativa de comerciantes, consumidores e dos que atuam na cadeia produtiva da cachaça, a Volúpia lançou sua nova linha de garrafas na noite da última sexta-feira (29).
Os convidados puderam conhecer, em primeira mão, as belíssimas garrafas da “Volúpia Diamante” e da “Volúpia Premium”, num jantar no Restaurante Nau Frutos do Mar, em João Pessoa/PB.
Na ocasião, o anfitrião Vicente Lemos, proprietário da marca, declarou que aquele momento era o ponto culminante de um sonho acalantado por mais de oito anos. Durante todo esse tempo, ele lutou continuamente para conseguir colocar sua premiada cachaça dentro de uma garrafa própria e exclusiva – e finalmente conseguiu.
A história da garrafa
Pioneira no Brasil na inovação das embalagens de suas cachaças, a Volúpia foi a primeira marca a ser engarrafada em recipientes de porcelana, em 1996, conferindo nobreza e refinamento à bebida que, à época, sofria ainda muito preconceito. Com o sucesso desse empreendimento, os concorrentes também passaram a engarrafar as suas bebidas em porcelana e foi daí que surgiu o desejo de que a Volúpia tivesse sua garrafa exclusiva.
Com essa ideia na cabeça, Vicente Lemos contratou um escritório holandês de designe e, em 2014, submeteu seu projeto ao concurso Design Export, sagrando-se um dos vencedores.
Nesse concurso, que ocorre anualmente, os projetos selecionados recebem apoio técnico e financeiro para desenvolver o desenho e o visual dos produtos e embalagens. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Centro Brasil Design (CBD). O objetivo é incentivar o uso do design pela indústria brasileira como ferramenta estratégica para aumentar e fortalecer as vendas.
Com essa conquista o projeto da garrafa teve seu desenho industrial financiado pelo governo federal e foi patenteada pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Dessa forma, tornou-se apta para ser levada à linha de produção.
A empresa responsável pela fabricação foi a Premier Pack, companhia paulista especializada em embalagens de vidro. Segundo Cecília Helena Silva, integrante da equipe comercial da empresa, que estava presente ao lançamento, “a Premier atende a diversas empresas dos segmentos de bebidas, alimentos, perfumaria e cosméticos e está extremamente orgulhosa de ter participado de um projeto tão bonito e que, fatalmente, está destinado ao sucesso”.
De acordo com Vicente Lemos, todo o projeto englobou um desembolso total de cerca de R$ 300 mil, mas este é um investimento que certamente terá rápido retorno. Prova disso é que, segundo ele, apenas no primeiro dia após o lançamento, foram vendidas mais de 3.500 garrafas, o que demonstra que os parceiros comerciais e os consumidores aprovaram completamente os produtos lançados.
Qualidade diferenciada
Os produtos lançados são a Volúpia Diamante, que é uma cachaça branca armazenada em toneis de jequitibá rosa, com graduação de 40% de volume alcoólico, e a Volúpia Premium, envelhecida por dois anos em carvalho americano, o puro malte das cachaças, e também possui 40% de volume alcoólico.
De acordo com a declaração de Rafael Lemos, diretor comercial da Volúpia, “esta cachaça está posicionada para a faixa de consumidores que buscam um produto mais refinado e de alto valor agregado. Perguntado sobre se existem planos de venda para fora do país ele respondeu: “Antes de buscarmos o mercado externo vamos priorizar nossos esforços no mercado interno, pois ainda temos muita demanda não atendida nas faixas de consumidores de maior poder aquisitivo”.
A garrafa de 700 ml traz seu rótulo impresso no próprio vidro e apresenta um detalhe retrô: um bonito baixo relevo com a logo da Volúpia, um verdadeiro item de colecionador.
Esses produtos somam-se ao variado portfólio da marca, que conta com várias opções de embalagens em vidro e porcelana, o que se tornou um dos diferenciais da Volúpia.
Parcerias de longas datas
Dentre os presentes ao evento, havia vários comerciantes que trabalham com a marca Volúpia. Benjamim Ferreira, proprietário de lojas de conveniência na região litorânea de João Pessoa, conversou com o blog e nos falou que seu nicho principal são os turistas. Segundo ele, os clientes já chegam às suas lojas sabendo exatamente o que querem e que a cachaça Volúpia está entre os itens mais procurados: “Trabalho há mais de 25 anos com a Volúpia e hoje ela é uma referência nacional, tanto pela qualidade como por suas embalagens, perfeitas para se dar um belo presente”. Ele complementou dizendo: “O Vicente é um cara muito inovador e sempre está trazendo novidades para a sua cachaça e as garrafas dele fazem toda diferença, é qualidade muito bem apresentada, o que facilita na decisão do consumidor e na hora de fechar a venda”.
Uma história de sucesso
A Volúpia é fabricada no Engenho Lagoa Verde, município de Alagoa Grande-PB, localizado a 105 Km da capital, João Pessoa.
O refinamento técnico, os cuidados no processo de fabricação, a capacitação do pessoal e a ótima qualidade da matéria prima fazem com que as moendas e os alambiques da empresa entreguem uma das melhores cachaças do Brasil.
Criada em 1946, pelo patriarca Otávio Lemos de Vasconcelos, a Volúpia vem atravessando o tempo sem perder seu foco na alta qualidade, na ética, na honestidade, nos relacionamentos e no constante compromisso com a inovação. Assim, desde 2003, vem colecionando premiações nacionais, tornando-se uma das cachaças mais premiadas do Brasil.
O sucesso e o reconhecimento nacional da Cachaça Volúpia foram um dos grandes impulsionadores da elevação do nível de qualidade da produção cachaceira paraibana hoje. Certamente, o Sr. Otávio estaria muito orgulhoso de ver sua cachaça tornar-se um produto premium e servida em lindas garrafas com nome de diamante.